Para quem ainda não conhece, o Pix é um método de pagamento instantâneo criado pelo Banco Central do Brasil, que rapidamente se popularizou devido à sua agilidade e gratuidade, e que agora ganhou uma modalidade que tem gerado bastante curiosidade: a possibilidade de fazê-lo com cartão de crédito.
Mas, o que é essa modalidade e como ela funciona? O Pix com cartão de crédito é uma alternativa para quem não tem saldo em conta mas precisa realizar um pagamento via Pix, funcionando como uma espécie de “empréstimo”.
A operação é simples, prática e pode ser realizada via aplicativos de bancos e carteiras digitais, ainda que haja variações entre as instituições financeiras. Contudo, vale ressaltar que nem todos os bancos oferecem essa funcionalidade e alguns cobram taxas para esse tipo de operação.
Como funciona o Pix com cartão de crédito em bancos digitais e carteiras?
No caso dos bancos, como o Nubank, é preciso abrir o aplicativo do banco, clicar em “Área Pix“, em seguida em “Transferir“, digitar o valor da transferência e inserir a chave Pix. Em seguida, clicar em “Escolher como transferir”, escolher a opção “Cartão de Crédito”, definir as parcelas, confirmar os dados e a operação foi finalizada.
Carteiras digitais como PicPay e RecargaPay também já oferecem a funcionalidade. O processo é bem parecido com o dos bancos digitais: o usuário deve selecionar a opção de enviar Pix no app, escolher a chave Pix e o valor que deseja transferir, selecionar cartão de crédito como forma de pagamento e definir em quantas parcelas deseja pagar.
Quais são as taxas cobradas?
Diferente do Pix tradicional, que é gratuito, o Pix com cartão de crédito costuma ter uma taxa, que varia dependendo da instituição financeira. Por exemplo, o RecargaPay e a 99Pay cobram 3,99%, o PicPay cobra 4,99%, o Ame Digital 5,59% e o Digio, 9,9%.
Quando vale a pena usar?
Em função das taxas citadas, o uso do Pix com cartão de crédito é aconselhável para situações de emergência ou quando o valor pago na taxa compensa, como em caso de uma promoção que mesmo com a taxa, o custo seja menor do que o valor integral, ou ainda quando o cartão de crédito oferece algum benefício, como cashback.
Essa ferramenta pode ser muito útil caso precise realizar uma transferência bancária de última hora e não tenha saldo suficiente na sua conta para realizá-la. Contudo, é importante utilizar com moderação para evitar dívidas futuras.