Nova Carteira do Idoso chega em 2024 com descontos em viagens e serviços; confira
Em meio às conquistas da população com mais de 60 anos, a Carteira do Idoso se destaca como um valioso instrumento de garantia de direitos. Emitida pela Secretaria Nacional de Assistência Social (SNAS), o documento assegura gratuidade ou descontos no transporte entre estados para idosos que não têm comprovação de renda ou que recebem até 2 salários mínimos.
O processo para solicitar a Carteira do idoso é bastante simples, e agora pode ser feito pela internet. No entanto, antes é necessário estar cadastrado no CadÚnico. Caso o idoso ainda não possua tal cadastro, basta procurar o CRAS – Centro de Referência da Assistência Social mais próximo para realizá-lo.
Feito isso, basta acessar o site Carteira do Idoso, clicar na opção “Emitir Carteira” e fazer login em sua conta no site Gov.br. O próximo passo é solicitar a carteira e aguardar a emissão. O documento pode então ser impresso ou guardado no computador ou celular.
Informações contidas na Carteira do Idoso
A Carteira do Idoso contém várias informações necessárias. Além do código com combinação de números e letras, é possível encontrar nome completo, data de nascimento, RG, CPF, NIS (Número de Identificação Social), data da emissão da carteira, validade e um QR code. Este código de barras em formato quadrado permite a verificação da validade da carteira e dificulta a falsificação do documento.
Como utilizar os benefícios da Carteira do Idoso?
Usufruir dos benefícios da Carteira do Idoso é fácil. O portador apenas precisa apresentá-la no guichê de transporte interestaduais para solicitar a passagem gratuita ou com desconto. A lei garante dois assentos gratuitos por viagem e, caso estes já tenham sido ocupados, a empresa de transporte é obrigada a oferecer descontos.
A Carteira do Idoso é uma ferramenta valiosa e que facilita muito a vida dos idosos que têm o prazer ou a necessidade de viajar. Por isso, é fundamental mantê-la sempre atualizada e válida.
Questões frequentes sobre Carteira do Idoso
É comum haver algumas dúvidas sobre a Carteira do Idoso. Por exemplo, muitos ainda questionam se é possível emiti-la pela internet. A resposta é sim, através do mesmo site indicado no texto. A documentação essencial para a emissão é o documento de identificação com foto, CPF e o número do NIS (Número de Identificação Social). Após a emissão, basta guardar ou imprimir o documento. Existem diferenças entre o Bilhete do idoso, referente ao transporte urbano municipal, e a Carteira do Idoso, destinada a viagens interestaduais.