Alimentos à base de plantas em crise: o que vai acontecer com a indústria plant-based?
Uma nova pesquisa revela que a satisfação dos vegetarianos com os alimentos à base de plantas tem diminuído significativamente. Realizado pela agência inglesa de inteligência de mercado Ingredient Communications, o estudo mostra que o número de vegetarianos satisfeitos com estes produtos caiu de 47% em 2018 para apenas 8% atualmente.
As descobertas servem de alerta para a indústria alimentar à base de plantas em todo o mundo, pois o estudo também revelou que a insatisfação entre os vegetarianos está crescendo. Isso ocorre apesar do número crescente de pessoas aderindo a dietas vegetarianas e veganas, com estimativas de que 625 milhões de pessoas em todo o mundo são agora vegetarianas.
Por que a insatisfação está crescendo?
A pesquisa sugere que as empresas de alimentos vegetais podem correr o risco de perder uma parcela significativa de seus consumidores se não atenderem melhor às suas necessidades. Segundo Richard Clarke, diretor administrativo da Ingredient Communications, as marcas precisam se concentrar em fornecer produtos de alta qualidade e saborosos. “A pressa de se tornar 100% vegetal, as marcas estão negligenciando as necessidades desses consumidores?”, questiona Clarke. Ele observa que os vegetarianos, que não baniram completamente os produtos de origem animal de suas dietas, tendem a ser mais rigorosos com as alternativas vegetais.
Oportunidades para melhorar
Os resultados da pesquisa indicam que há uma grande oportunidade para as marcas de alimentos à base de plantas melhorarem suas ofertas. Clarke sugere que as empresas precisam garantir que estão usando os melhores ingredientes para proporcionar aos consumidores a melhor experiência possível. “Já se foi a época em que os veganos e os vegetarianos ficavam satisfeitos com qualquer coisa”, diz Clarke. Ele acredita que a chave para aumentar a aceitação de alimentos à base de plantas é focar em replicar as características sensoriais dos alimentos de origem animal tão de perto quanto possível.
Perspectivas futuras
Apesar dos desafios atuais, o futuro parece promissor para a indústria de alimentos à base de plantas. Estima-se que o mercado global de alimentos plant-based deve quintuplicar e movimentar US$ 162 bilhões até 2030.
No entanto, para alcançar esse potencial, as marcas precisarão se adaptar e responder às preferências em constante mudança dos consumidores. Sem dúvida, o grande desafio para a indústria alimentícia será encontrar maneiras de fazer com que seus produtos à base de plantas sejam tão saborosos e satisfatórios quanto seus equivalentes de origem animal.
[…] Veja também: Alimentos à base de plantas em crise: o que vai acontecer com a indústria plant-base… […]