Quando as despesas do mês superaram a previsão, e as dívidas se acumulam parecendo não ter saída, o uso do cartão de crédito para pagar boletos pode se tornar uma solução. Opções não faltam, pois além dos bancos tradicionais, as fintechs e apps de pagamento disponibilizam esse recurso para contas e boletos com código de barras, incluindo até opções de parcelamento. No entanto, esteja atento, pois esse tipo de pagamento geralmente envolve a cobrança de juros
Optar por utilizar o cartão de crédito para pagar boletos pode ser uma tática interessante, principalmente se você consegue se organizar financeiramente para não acumular dívidas com menores taxas de juros.
Já ouviu falar do PicPay e Nubank?
Plataformas de pagamentos como PicPay, por exemplo, transformaram-se em verdadeiras carteiras digitais. Além de permitir o pagamento do boleto com o cartão de crédito, são uma excelente ferramenta para transferir dinheiro para amigos, além de poder recarregar o telefone e pagar contas de consumo.
Já no banco digital Nubank, além de poder pagar boleto com o cartão de crédito, a plataforma ainda oferece opções bastante práticas para gerenciar seus boletos. Lembrando que também é possível parcelar as contas usando o código de barras.
PagBank, RecargaPay e Mercado Pago
Dentre as opções oferecidas para pagar boleto com toda a comodidade de um toque, existe o PagBank, a carteira digital gratuita do PagSeguro. Já o RecargaPay é uma plataforma completa que permite pagar boleto com o cartão de crédito de forma extremamente simples.
Até mesmo a plataforma Mercado Pago, utilizada para compras no site Mercado Livre, oferece a possibilidade de o cliente pagar as suas contas utilizando cartão de crédito. Nas transações feitas nesse modo, o Mercado Pago cobra uma taxa de 4,98%.
Embora existam muitas opções disponíveis para pagamento de boletos com cartão de crédito, é sempre importante fazer uma avaliação detalhada de cada opção, considerando as taxas de juros cobradas, a facilidade do serviço, o tempo de processamento e as possíveis limitações de cada plataforma.
Mesmo que essa seja uma das práticas mais comuns, antes de optar por essa forma de pagamento, é preciso se organizar financeiramente para não criar dívidas indesejadas, visto que, a menos que seja pago total e prontamente, o crédito tem uma taxa de juros associada.