Tem como consultar número do INSS pelo CPF? Confira como fazer! [Tutorial]
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) gerencia a Previdência Social no Brasil, oferecendo vários tipos de benefícios incluindo aposentadorias e pensões. Cada beneficiário é identificado por um número exclusivo de dez dígitos que permite a eles acessar informações e detalhes sobre seus pagamentos.
Sabemos que esse número é longo e pode ser esquecido facilmente. Portanto, separamos algumas maneiras de como consultar o número do INSS pelo CPF. São elas:
- Pelo site do Meu INSS
- Pelo aplicativo Meu INSS
- Pelo telefone
Consulta de número no site do Meu INSS
No site do Meu INSS, é possível consultar o número do seu benefício e o extrato de pagamentos. Seguem os passos:
- Acesse o Meu INSS
- Clique em “Entrar com gov.br”
- Digite o seu CPF e a senha do Meu INSS (caso não tenha um cadastro, você precisará criá-lo)
- Na tela inicial, você verá o número do seu benefício
Consulta usando o aplicativo Meu INSS
No aplicativo Meu INSS (disponível tanto para Android quanto para IOS), é possível consultar o número do seu benefício. Além disso, você também pode agendar serviços como perícias médicas e solicitação de benefícios. Os passos são semelhantes aos do site:
- Abra o aplicativo e clique em “Entrar com gov.br”
- Digite o seu CPF e senha (caso não tenha um cadastro, você precisará criá-lo)
- Na tela inicial, você verá o número do seu benefício
Checando o número do benefício pelo telefone
Uma última maneira de consultar o número do seu benefício é ligando para a central de atendimento do INSS pelo telefone 135. O atendimento funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h (horário de Brasília). Forneça o número do seu CPF ao atendimento.
Confirmando a aprovação do benefício do INSS
Os beneficiários não precisam visitar uma agência do INSS para verificar o status de seus pedidos de benefício. A consulta pode ser feita online através do aplicativo “Meu INSS”, selecionando a opção “Consultar Pedidos”.
O status também pode ser verificado ligando para o número 135. Além disso, demais dúvidas sobre o processo podem ser esclarecidas por essa via. Tenha seus documentos pessoais, como o CPF, à disposição para uma identificação mais fácil.
É importante lembrar que as orientações do INSS devem ser seguidas e que é preciso estar atento às possíveis mudanças na legislação ou nos procedimentos do instituto.