O endividamento é uma realidade presente na vida de milhões de brasileiros, dificultando o acesso a diversas modalidades de crédito. Dados do Mapa da Inadimplência, estudo realizado pela Serasa, revelam que em janeiro de 2023, mais de 70 milhões de brasileiros estavam inadimplentes no país. Diante disso, será que é possível conseguir financiamentos estando nessa situação?
O termo “nome sujo” é uma expressão popular utilizada para se referir a pessoas que possuem débitos pendentes e, por isso, estão inscritas em órgãos de proteção ao crédito, como a Serasa. Isso dificulta bastante a obtenção de crédito, principalmente quando o valor envolvido é alto, como costuma ser o caso do financiamento de automóveis, por exemplo.
Para pessoas que estão negativadas, conseguir um financiamento não é impossível, mas sem dúvidas é um grande desafio. Isso porque cada empresa realiza sua própria avaliação para a liberação do crédito e a presença do nome nos birôs de crédito é um fator importante nessa análise. Contudo, além da negativação, as instituições financeiras também consideram fatores como o relacionamento prévio com o cliente e a renda do solicitante. Portanto, mesmo para quem está negativado, é possível, embora difícil, conseguir aprovação.
Quais são as alternativas para o negativado?
Se você está nesta situação, não se desespere. Existem alternativas de crédito que podem ser exploradas, e que vão muito além do convencional empréstimo pessoal. Confira quais são elas:
- Penhora de bens: A penhora de um bem, geralmente um imóvel, pode garantir o empréstimo pretendido. Apesar de ser uma decisão difícil, ela tem como benefícios baixas taxas de juros e rapidez na obtenção do crédito.
- Crédito consignado: Essa modalidade é uma das mais vantajosas para negativados, pois permite a renegociação da dívida e tem juros menores.
- Empréstimo de emergência: Conhecido também como microcrédito, ele tem taxas mais altas, mas é uma alternativa rápida e que exige menos burocracias do que as outras.
- Refinanciamentos: Usar um imóvel ou veículo como garantia permite conseguir um valor de crédito maior e tem uma das taxas mais baixas do mercado.
Este é um desafio e tanto, mas é possível. Entretanto, antes de se lançar em busca do crédito para negativado, é importante pesquisar, entender todas as condições e ter em mente que o objetivo é regularizar a situação financeira, e não agravá-la. Com calma e planejamento, é possível sair da lista de inadimplentes e respirar aliviado.