No universo financeiro, consórcios são conhecidos como uma excelente opção para a realização de sonhos. Um consórcio pode ser a chave para a tão sonhada casa, a aquisição daquele carro zero ou até mesmo a concretização de uma viagem em grande estilo. Entretanto, é possível ir além e usar o consórcio como uma ferramenta de investimento para a lucratividade.
A utilização de consórcios como método de investimento pode até soar estranho para algumas pessoas. Contudo, com a correta aplicação desse recurso é sim possível garantir certo lucro. Ao comparar a um financiamento, uma poupança ou até mesmo a outros tipos de investimento, o consórcio pode ser uma alternativa bastante viável, sobretudo se for considerado o perfil financeiro e pessoal do investidor.
Consórcio e poupança: Em qual investir?
Inicialmente, é interessante perceber que as estruturas do consórcio e da poupança são bastante similares, tendo em vista que ambas são formas de juntar dinheiro com o objetivo de adquirir um bem à vista. No entanto, ao mergulharmos mais fundo, verificamos alguns pontos que fazem toda a diferença, como por exemplo, a ausência de comprometimento que uma poupança proporciona se comparada ao comprometimento exigido pelo consórcio. Este último exige que as parcelas sejam pagas integralmente e em dia. Caso contrário, o consorciado pode ser colocado em inadimplência.
Outra vantagem do consórcio é a constante correção dos valores conforme as flutuações do mercado. Na poupança, por outro lado, o rendimento mensal é o mesmo, independente das oscilações de mercado. Durante todo o período de vida de um grupo de consórcio, a carta de crédito, mesmo que já contemplada, pode continuar rendendo.
Investindo no mercado imobiliário através do consórcio
Investir no mercado imobiliário tem se tornado uma excelente opção para quem deseja ganhar dinheiro. Se perguntarmos se investir no mercado imobiliário é uma boa ideia, a maioria das pessoas responderiam que sim. Entretanto, a pergunta que fica é: Será que a melhor forma de investir é através do consórcio?
No caso do consórcio, a grande vantagem é a eliminação da cobrança de juros e taxas extras. A única taxa a ser paga é a administrativa, que está diluída no contrato. Embora seja necessário aguardar a contemplação para adquirir o imóvel, o pagamento à vista possibilita uma maior margem para negociação, além de não exigir uma entrada e ter uma burocracia significativamente menor.
Venda de cartas contempladas
A venda de cartas contempladas, se bem planejada, também pode garantir um lucro considerável. Ao definir o valor da cota contemplada, o titular do consórcio consegue recuperar o dinheiro investido nas parcelas e taxas, além de colocar uma margem de lucro.
Para finalizar, é importante lembrar que consórcios ainda são uma das maneiras mais buscadas para adquirir bens e serviços. Eles são uma forma eficiente de planejamento financeiro e podem ser uma alternativa viável para quem deseja investir e garantir um retorno. Portanto, conhecer as suas possibilidades e como utilizá-lo pode ser uma excelente estratégia para ampliar os seus rendimentos.