A Black Friday é um dos eventos comerciais mais esperados do ano, não apenas para os consumidores que buscam ofertas e descontos, mas também para os empreendedores que veem nesta data uma oportunidade única de interesse em suas vendas e aumentar seu faturamento.
Em 2024, esses dados se tornam ainda mais importantes, com uma preparação intensa por parte das empresas, conforme aponta uma pesquisa da distribuidora de tecnologia Rcell.
Com 75% dos varejistas se organizando com meses de antecedência, é importante que os empreendedores conheçam e implementem estratégias para se destacar neste dia de grandes promoções.
Agenda da Black Friday 2024
A Black Friday, que teve sua primeira edição no Brasil em 2010, ocorre na última sexta-feira de novembro. Em 2024, o grande dia será em 29 de novembro. Contudo, é comum que as empresas comecem a liberar ofertas e campanhas já a partir da primeira quinzena de novembro.
Portanto, é essencial que os empreendedores planejem suas estratégias com antecedência para aproveitar ao máximo essas oportunidades.
Cinco estratégias para aumentar as vendas na Black Friday 2024
Lei da atração
A criação de uma página de vendas atraente e bem projetada é fundamental para capturar a atenção do consumidor. Cada elemento da página, textos, imagens e chamadas para ação, deve ser meticulosamente modificado para conduzir o usuário até a compra.
Claudio Dias, CEO da Magis5, ressalta que “o consumidor não está atrás apenas de um produto, mas sim de um benefício”. É importante entender quais características do produto são mais atrativas e como essas podem impactar especificamente a vida do cliente.
Personalização
A personalização de produtos não é apenas uma tendência, mas uma necessidade para fidelizar os consumidores. Oferecer produtos customizados não só satisfaz os desejos dos clientes, como também eleva a imagem da marca, destacando-a em um mercado saturado.
“Por meio dessas personalizações, é possível aumentar o poder de tomada de decisão dos negócios”, afirma Dias. Produtos exclusivos que representam a identidade do cliente criam uma conexão emocional, incentivando a compra.
Otimização de logística
A entrega rápida e eficiente é um fator importante durante a Black Friday, uma vez que a ansiedade dos consumidores pode aumentar. Garantir que você cumpra os prazos de entrega acordados, com base em uma análise realista da capacidade produtiva e disponibilidade de estoque, é fundamental.
Ter um plano logístico bem estruturado pode ser a diferença entre uma experiência de compra garantida e uma frustração que leva à perda de clientes.
Automação
A tecnologia é uma aliada poderosa na otimização de operações durante a Black Friday. A automação permite que os empreendedores se concentrem em estratégias de crescimento, ao invés de se perderem em tarefas operacionais do dia a dia.
Um software de automação pode ajudar a manter níveis precisos de estoque, atualizando os detalhes dos produtos em tempo real em todas as plataformas de venda.
Integração
Investir em soluções que ofereçam tanta automação quanto integração pode levar a uma eficiência operacional muito maior. Uma ferramenta de gestão integrada permite que os empreendedores monitorem seus processos, acompanhando resultados e implementando estratégias com base em dados concretos.
“É salutar para um lojista investir em soluções que ao mesmo tempo oferecem integração e automação, pois ambas levam à eficiência operacional”, reforça Dias. Essa abordagem ajuda a liberar tempo para que os empreendedores possam focar em estratégias de crescimento e inovação.
A Black Friday 2024 promete ser um período de grandes oportunidades para os varejistas que se prepararem para investir. Os empreendedores que adotam essas práticas serão mais bem posicionados para faturar alto e alcançar o sucesso desejado neste evento tão aguardado.