Criado em 2004, pela Lei nº 11.096/2005, o Programa Universidade para Todos (Prouni) oferece bolsas de estudo integrais e parciais em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, em instituições de educação superior privadas.
O Ministério da Educação (MEC) deu início ao período de inscrição para o processo seletivo do programa referente ao segundo semestre de 2024. Os interessados têm até as 23h59 desta sexta-feira (26), para se inscrever pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. O Prouni oferece 243.850 bolsas, sendo 170.319 integrais (100%) e 73.531 parciais (50%).
A elegibilidade para as bolsas integrais exige que a renda familiar bruta mensal per capita não exceda um salário mínimo e meio, enquanto para as bolsas parciais a renda familiar bruta mensal per capita não pode ultrapassar três salários mínimos. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas exclusivamente pela internet.
Como se inscrever e quais são os requisitos?
Primeiro, acesse o Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. Em seguida, clique em “Inscreva-se” na segunda caixa informativa do cronograma.
Para participar, é necessário ter cadastro no Login Único do Governo Federal e criar uma conta no gov.br. Se o candidato já possui cadastro, basta realizar o login com o CPF e a senha. O sistema do Prouni (SisProuni) recuperará automaticamente as notas obtidas nas edições do Enem válidas para o processo seletivo.
Documentos necessários
Ao iniciar a inscrição, o candidato deverá conferir a documentação exigida e confirmar se está de acordo. Na sequência, deverá clicar em “Salvar e prosseguir”. Na etapa seguinte, será necessário responder a um questionário sobre raça/cor, se é pessoa com deficiência, e escolaridade.
Também será preciso informar em qual escola cursou o ensino médio, se é professor da rede pública de ensino e se tem vínculo acadêmico.
Passo a passo da inscrição
- Acesse o Portal Único de Acesso ao Ensino Superior;
- Clique em “Inscreva-se”;
- Realize o login com o CPF e a senha cadastrados;
- Preencha os campos com os dados cadastrais, informando e-mail e telefone de contato válidos;
- Confira a documentação exigida e clique em “Salvar e prosseguir”;
- Responda ao questionário sobre raça/cor, se é pessoa com deficiência, e escolaridade;
- Informe as pessoas que integram o seu grupo familiar e suas rendas;
- Selecione os cursos na ordem de preferência.
Quais cursos e instituições participam do Prouni?
O candidato pode escolher até duas opções de instituição de ensino, curso, turno, tipo de bolsa e modalidade de concorrência. É essencial ficar atento à comprovação de renda exigida na hora da matrícula.
Caso o participante informe renda acima de um salário mínimo e meio, apenas cursos e instituições com bolsas parciais serão apresentados.
Resultados e próximas etapas
O processo seletivo do Prouni será composto por duas chamadas sucessivas. Os resultados com a lista dos candidatos pré-selecionados serão disponibilizados no Portal Único de Acesso em 31 de julho (primeira chamada) e 20 de agosto (segunda chamada). Não perca a oportunidade e faça já sua inscrição!