O programa Minha Casa Minha Vida se destaca como uma das mais importantes iniciativas do Governo Federal para garantir moradia digna para a população de baixa renda. Lançado em 2009, o programa busca oferecer uma oportunidade única para muitas famílias obterem uma casa própria.
Recentemente, a cidade de Bonito, no Mato Grosso do Sul, abriu inscrições para o financiamento de 80 unidades habitacionais destinadas às famílias que se enquadram na faixa 1 do programa, que inclui aquelas com renda mensal de até R$ 2.640.
Veja mais: Fuja Do Aluguel Usando Seu FGTS No Minha Casa, Minha Vida; Inscreva-Se
O prazo para se inscrever é extremamente curto, terminando hoje, dia 28 de junho, até às 13:00 horas. As inscrições devem ser feitas presencialmente na Coordenadoria de Habitação, situada na Secretaria de Assistência Social, na Rua Pilád Rebuá nº 1870, em anexo ao pátio da Prefeitura.
Critérios de seleção para o programa
Entre os principais critérios estão a renda mensal, com uma reserva de 5% das unidades para idosos e 10% para pessoas com deficiência ou famílias que as incluam.
Além disso, há uma série de prioridades estabelecidas: famílias desabrigadas por desastres naturais, mulheres chefes de família, famílias com membros deficientes, e aquelas em situações de vulnerabilidade habitacional ou que gastam mais de 30% de sua renda com aluguel.
A comprovação desses critérios deve ser feita através de atestados e laudos emitidos por órgãos públicos e médicos, o que demanda uma organização antecipada dos documentos necessários.
Saiba mais sobre o programa
Desde sua criação, o Minha Casa Minha Vida já entregou mais de 6 milhões de unidades habitacionais, ajudando a transformar a vida de inúmeras famílias. Em 2023, o programa foi relançado com novas regras e melhorias, visando uma maior abrangência e qualidade das moradias oferecidas.
Entre as novidades, estão a inclusão de varandas nos apartamentos, ganchos para redes e infraestrutura para ar-condicionado, além de uma localização estratégica dos empreendimentos próximos a serviços públicos essenciais como escolas, postos de saúde e transporte público.
Benefícios do programa
Para as famílias da faixa 1, as moradias são subsidiadas pelo governo, o que torna a aquisição da casa própria mais acessível. Além disso, beneficiários de programas como o Bolsa Família e o Benefício de Prestação Continuada (BPC) podem receber os imóveis gratuitamente, sem a necessidade de prestações.
A expectativa do governo com a retomada do programa é bastante esperada. A meta é entregar mais de 10 mil unidades habitacionais em 37 empreendimentos ainda este ano, além de retomar mais de 16 mil unidades em 48 empreendimentos.
Até 2026, espera-se contratar 2 milhões de novas moradias, um esforço para diminuir o déficit habitacional no país e melhorar a qualidade de vida das famílias de baixa renda.