Manter o benefício do Bolsa Família 2024 é um grande desafio para muitas famílias brasileiras, mas um passo essencial é a atualização regular do Cadastro Único para Programas do Governo Federal (CadÚnico). A responsabilidade recai sobre o titular do benefício, ou seja, quem representa a família, é quem deve manter esse cadastro atualizado e estar atento aos prazos.
Mas não é só para quem já está no programa que essa atualização é relevante. Quem ainda não recebe o benefício, mas almeja fazer parte do Bolsa Família 2024, também precisa realizar a inscrição no CadÚnico. Ademais, essa inscrição precisa ser renovada periodicamente; afinal, é através dela que o governo é capaz de visualizar quem realmente precisa de ajuda.
Por que o CadÚnico é tão importante?
Este é, basicamente, o banco de dados que contém informações sobre pessoas em situação de vulnerabilidade social. A partir da inclusão nesse sistema, essas pessoas passam a ser reconhecidas pelo poder público e podem se tornar elegíveis para uma série de benefícios disponíveis, como transferências em dinheiro, acesso a alimentos e outros.
O CadÚnico é também a base para uma outra iniciativa chamada busca ativa, onde profissionais da assistência social federal visitam as regiões mais isoladas do país com o objetivo de inscrever as famílias no CadÚnico. Tendo isso em vista, se houver disponibilidade de orçamento, essas pessoas poderão receber benefícios como o Bolsa Família 2024, o Auxílio Gás, entre outros auxílios estaduais e municipais.
Como se manter no Bolsa Família 2024?
Para aqueles que desejam continuar recebendo o Bolsa Família no ano que vem, ou tentar entrar no programa, a renovação da inscrição no CadÚnico é indispensável. Se for detectada alguma irregularidade nos dados informados ao cruzar informações entre as diversas plataformas do governo, o pagamento do benefício pode ser interrompido ou até mesmo suspenso. Somente com a atualização dos dados e a manutenção dos critérios que garantem o direito ao benefício, o pagamento será retomado.
Orientamos que o cidadão acesse o App Meu CadÚnico, o qual exibe uma mensagem indicando quando a próxima atualização no Cadastro Único precisa ser realizada. Com cerca de seis meses antes do vencimento do cadastro, o sistema intensifica essas notificações ao titular. Essa mensagem também estará disponível no App do Bolsa Família 2024 ou no extrato de pagamentos.