Já era! Lula e ministros estão cortando benefícios no INSS; saiba se você será afetado
Diante da crescente exigência por um plano de contenção de gastos, membros da equipe econômica estão articulando discretamente propostas de reformulação nos benefícios temporários concedidos pelo INSS, incluindo o auxílio-doença, auxílio-reclusão (para dependentes de presos em regime fechado) e auxílio por acidente de trabalho.
O objetivo é apresentar essas propostas ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Uma das ideias em debate é desvincular esses benefícios dos reajustes do salário mínimo. Atualmente, o salário mínimo nacional é ajustado anualmente com base em um aumento real, o que tem elevado os gastos da Previdência.
Corte no INSS
Há um entendimento de que desvincular as aposentadorias permanentes do INSS do salário mínimo enfrentaria grandes desafios políticos e poderia ser contestado no Supremo Tribunal Federal (STF). Portanto, a alternativa de desvincular os benefícios temporários é considerada mais viável.
Autoridades governamentais esclareceram que essa mudança não significa necessariamente perdas reais para os benefícios temporários, mas que a política de reajuste seria aplicada de maneira diferente em comparação aos outros benefícios. Atualmente, a correção do salário mínimo, reintroduzida pelo governo atual, é baseada no crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) e na inflação.
O processo de revisão e implementação dessa política encontra-se em suas fases iniciais. A equipe econômica destaca a necessidade de uma análise detalhada das implicações dessa mudança antes de tomar qualquer decisão definitiva.
Veja também: INSS está liberando auxílio em até 45 dias: veja como solicitar
Benefícios impactados
O auxílio-doença é fundamental para trabalhadores que necessitam de afastamento temporário de suas atividades por problemas de saúde. A nova política de reajuste poderá modificar o cálculo do valor desse benefício após os primeiros 15 dias, período que fica a cargo do empregador, e isso pode impactar o suporte financeiro disponível para o trabalhador durante sua recuperação.
Veja também: Auxílio-Doença dá direito ao décimo terceiro do INSS?
O auxílio-acidente é um benefício indenizatório concedido ao segurado do INSS que, devido a um acidente, desenvolve uma sequela permanente que diminui sua capacidade de trabalho de forma definitiva. Apesar de seu caráter indenizatório, o benefício não impede o segurado de continuar exercendo suas atividades profissionais.
Já o auxílio-reclusão é destinado às famílias de trabalhadores que estão cumprindo pena em regime fechado, também poderá passar por alterações significativas em seu cálculo. A estabilidade financeira dessas famílias pode ser afetada conforme os novos índices de reajuste forem aplicados, tornando necessária uma análise minuciosa para mitigar qualquer impacto negativo sobre os dependentes.