Quando será o próximo pagamento da Restituição do Imposto de Renda?
Com o final do prazo para a entrega das declarações do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF), a expectativa cresce entre os contribuintes que esperam pela restituição. Este ano, a Receita Federal divulgou diversas novidades que prometem agilizar e facilitar esse processo.
A Receita Federal prioriza certos grupos na hora de distribuir as restituições. Idosos com mais de 80 anos, pessoas entre 60 e 79 anos, indivíduos com deficiência física ou mental, e aqueles que possuem doenças graves estão no topo da lista.
Outro grupo beneficiado são os professores, cuja principal fonte de renda provém do magistério. Ademais, inovações como a opção de recebimento via Pix e a declaração pré-preenchida visam modernizar ainda mais o processo.
Data de pagamento e consulta da restituição
O pagamento do 2º lote de restituições do IRPF está previsto para começar no dia 28 de junho, já podendo ser consultado sete dias antes desta data, a partir do dia 21 deste mês.
Para verificar a situação da sua restituição, o procedimento é simples. Acessar o site da Receita Federal e seguir para a seção de consulta é o primeiro passo. Lá, será necessário inserir o CPF e a data de nascimento para iniciar o processo.
O que fazer se a restituição não for depositada?
É possível que, em algumas situações, o depósito da restituição não seja realizado na conta indicada na declaração. Nesses casos, o montante ficará disponível no Banco do Brasil por até um ano.
Os contribuintes podem reagendar o crédito efetuando um novo pedido pelo Portal BB ou contatando a Central de Relacionamento do Banco do Brasil. Se, após um ano, o valor não for resgatado, ainda há a opção de solicitar a restituição não recebida através do Portal e-CAC.
É importante ficar atento ao calendário oficial da Receita para não perder nenhuma data importante. Lembrando sempre de manter suas informações bancárias atualizadas para evitar qualquer contratempo no processo de recebimento da restituição do Imposto de Renda.