Saiba o que fazer quando o Caixa Tem dar ‘dispositivo bloqueado’
O aplicativo CAIXA Tem foi criado para facilitar as operações bancárias entre a Caixa Econômica Federal e os beneficiários do auxílio emergencial durante a pandemia de COVID-19. Apesar de ser projetado para ser intuitivo e acessível, há ainda muitas dúvidas entre os usuários sobre como proceder para desbloqueá-lo e acessar suas contas bancárias.
Desbloquear o aplicativo no seu smartphone não é complicado, mas é essencial entender algumas informações adicionais para evitar problemas futuros relacionados ao bloqueio. Os aplicativos bancários são programados para bloqueio após a instalação, visando proteger clientes e o banco contra atividades suspeitas ou fraudulentas, não se limitando apenas ao primeiro acesso à conta.
Debloqueio do Caixa Tem
Para desbloquear o aplicativo CAIXA Tem em seu dispositivo móvel, siga as etapas abaixo:
- Abra o aplicativo “CAIXA Tem”.
- Selecione a opção “Entrar no CAIXA Tem”.
- Informe seu CPF e clique em “Próximo”.
- Insira sua senha e confirme o login clicando em “Entrar”.
- Procure pela função “Liberar acesso” no menu.
- Escolha o botão indicado na janela de chat que será aberta.
- Ao confirmar seu número de telefone, pressione “Enviar código”.
- Digite o código recebido por SMS e clique em “Verificar código”.
- Nomeie o dispositivo que está sendo cadastrado conforme sua preferência.
- Finalize clicando em “Confirmar”.
Caso prefira, você também tem a opção de realizar o desbloqueio do aplicativo CAIXA Tem diretamente em uma agência da Caixa Econômica Federal ou em uma casa lotérica próxima. Para isso, é necessário comparecer a um desses locais com um documento de identificação válido com foto (como RG, carteira de habilitação, carteira de trabalho, entre outros) e o celular onde o aplicativo está instalado.
Veja também: Descubra como conferir o saldo do seu Caixa Tem pelo WhatsApp
Causas e precauções
Devido à grande quantidade de usuários e transações, especialmente para pagamentos de benefícios sociais e serviços bancários básicos, é comum que o aplicativo CAIXA Tem receba diversos relatos de bloqueios e dificuldades de acesso.
As causas principais englobam suspeitas de atividade fraudulenta, erros repetidos ao tentar fazer login, atualização cadastral requerida, problemas técnicos, criação de várias contas, pendências ou inconsistências na documentação, operações fora do padrão e ultrapassagem de limites de movimentação.
Para evitar o bloqueio do aplicativo CAIXA Tem — ou de qualquer outro aplicativo bancário — em seu dispositivo, é fundamental seguir práticas de segurança. Abaixo estão algumas orientações recomendadas:
- Limite as tentativas de acesso com senha incorreta a no máximo três vezes.
- Mantenha seus dados sempre atualizados e completos.
- Responda prontamente a qualquer solicitação do banco para confirmar informações durante o uso do aplicativo.
- Nunca compartilhe suas credenciais de login com terceiros.
- Evite criar múltiplas contas ou fornecer informações inconsistentes.