PIS, Saque-aniversário ou Bolsa Família: saiba qual você tem direito na Caixa
A Caixa Econômica Federal está com novidades este mês para os brasileiros. Em junho, a instituição está liberando quatro benefícios essenciais. Esses programas têm como foco não só melhorar a qualidade de vida, mas também fornecer suporte financeiro em um período que ainda apresenta desafios econômicos.
A seguir, será detalhado cada um desses benefícios, explicando como você pode fazer para acessar e receber os pagamentos necessários.
Saque aniversário do FGTS
O Saque aniversário é uma excelente opção para aquelas pessoas que necessitam de um recurso extra no mês do seu aniversário. Essa modalidade permite que os trabalhadores retirem anualmente uma parte do saldo disponível em seu Fundo de Garantia.
Para aderir, é necessário fazer a solicitação através do aplicativo FGTS, e é importante estar ciente de que ao escolher esta opção, você não poderá sacar o montante total em caso de demissão sem justa causa. Confira os critérios para participação:
- Possuir saldo em contas ativas ou inativas do FGTS;
- Formalizar a solicitação pelo aplicativo;
- Aceitar os termos de saque apenas no aniversário;
Bolsa Família
O Bolsa Família dá continuidade ao seu papel de principal programa de distribuição de renda do Brasil, disponibilizando ajuda financeira para as famílias de baixa renda que atendem aos critérios necessários. Em junho, os pagamentos começam no dia 17 e se estendem até o final do mês, seguindo a numeração do NIS dos beneficiários. Veja quem pode receber:
- Famílias com renda mensal de até R$ 218 por pessoa;
- Inscritos no Cadastro Único.
Auxílio Gás e PIS/PASEP
O Auxílio Gás é liberado bimestralmente pela Caixa e tem o próximo pagamento agendado para este mês. O benefício auxilia famílias que possuem uma renda mensal de até meio salário mínimo por membro. O calendário de pagamentos é sincronizado com o do Bolsa Família, e o valor recebido é calculado com base no preço médio do gás de cozinha.
O PIS/PASEP está no calendário de benefícios de junho para trabalhadores do setor público e privado que atendam aos critérios de elegibilidade. Os pagamentos do PIS serão realizados pela Caixa Econômica Federal, enquanto os do PASEP são responsabilidade do Banco do Brasil. Os depósitos estão previstos para dia 17 de junho para nascidos em julho e agosto, e os recursos ficarão disponíveis até o final de dezembro de 2024.
Para mais informações sobre cada um dos programas e como acessá-los, é recomendável visitar o site oficial da Caixa ou baixar o app FGTS e Cadastro Único.