Fim das compras online com o cartão de crédito? Confira as mudanças
Nesta terça-feira, 11 de junho, a Mastercard anunciou uma inovação significativa na forma como as transações online serão realizadas com seus cartões, com o objetivo de melhorar a experiência dos usuários e diminuir significativamente as ocorrências de fraudes. A empresa assumiu o compromisso de implementar a ‘tokenização’ em todos os seus cartões na Europa até o ano de 2030.
Essa progressão implica que os clientes não terão mais a necessidade de inserir manualmente o número do cartão ao realizar compras pela internet, não importando a plataforma ou dispositivo utilizado. Com a tokenização dos cartões, os 16 dígitos exigidos para as compras online serão substituídos por um token, possivelmente mais conciso e gerado de forma aleatória, simplificando o processo de validação da transação.
Mudanças no cartão de crédito
A Mastercard já está trabalhando em conjunto com bancos, fintechs, varejistas e outros colaboradores para introduzir essa transformação nos próximos seis anos na Europa, e tem planos de expansão para outros países em etapas subsequentes.
Valerie Nowak, vice-presidente de produtos e inovação da Mastercard Europa, mencionou em um comunicado que eles têm notado o aumento da tokenização em destaque na Europa em todos os setores, ressaltando os benefícios de conveniência e a significativa redução das taxas de fraudes.
A empresa está convencida de que alcançar esse objetivo até 2030 trará vantagens para consumidores, varejistas e emissores de cartões. A Mastercard equipara essa transição à mudança para o modelo de chip e PIN no passado e à recente popularização dos pagamentos por aproximação, que se tornaram amplamente utilizados em economias desenvolvidas.
Adicionalmente, a Mastercard garante que a tokenização dos cartões resultará em um aumento nas taxas de aprovação das transações e uma redução significativa das fraudes, que têm apresentado crescimento nos últimos anos. Conforme indicado por uma pesquisa da Juniper Research, estima-se que as perdas por fraudes online alcancem mais de R$ 91 bilhões em escala global até o ano de 2028.
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Compras online
Conforme pesquisa realizada pelo Buscapé, a maioria dos consumidores (51%) opta por utilizar o cartão de crédito para efetuar pagamentos, seja em compras feitas pessoalmente ou pela internet. Esse levantamento revela a inclinação do público em relação aos variados métodos de pagamento disponíveis.
Segundo Bruno Boris, sócio e fundador do escritório Bruno Boris Advogados, em entrevista ao E-Investidor, embora o cartão de crédito ofereça segurança, os pagamentos digitais são vistos como mais seguros em transações online devido à dispensa da necessidade de fornecer todos os dados do cliente. Ele também destaca a importância da vigilância em relação aos riscos financeiros relacionados ao crédito, a fim de evitar os altos juros rotativos e o endividamento excessivo.