O acesso ao Bolsa Família tem sido uma importante ferramenta de combate à pobreza no Brasil, mas muitas dúvidas ainda surgem sobre quem pode ou não receber o benefício, especialmente quando se trata de casais onde um dos cônjuges tem carteira assinada.
O casamento não é um impeditivo direto para o recebimento do Bolsa Família. O que importa é a comprovação da situação de vulnerabilidade socioeconômica do casal.
Veja mais: PIS/Pasep E Bolsa Família Vão Liberar R$ 2.012 No Mesmo Dia Este Mês; Veja O Calendário
Para comprovar essa vulnerabilidade, é necessário apresentar documentos que evidenciem a baixa renda familiar, como contracheques, declaração de imposto de renda, comprovantes de despesas e outros documentos financeiros.
Casamento entre beneficiários do Bolsa Família:
Quando duas pessoas que recebem o Bolsa Família se casam, é necessário atualizar os dados da família junto ao Cadastro Único (CadÚnico). Após o casamento, um dos cônjuges pode perder automaticamente o benefício, pois a renda familiar pode ser considerada acima do limite estabelecido para a concessão do Bolsa Família.
Além disso, é possível ter carteira assinada e ainda receber o Bolsa Família. O benefício é direcionado às famílias em situação de pobreza ou extrema pobreza, e o fato de ter um emprego formal não exclui automaticamente alguém desses critérios.
Motivos que podem causar a perda do Bolsa Família
- Falta de atualização cadastral: É fundamental manter os dados atualizados no CadÚnico para evitar problemas no recebimento do benefício.
- Acompanhamento do calendário nacional de vacinação: A falta de cumprimento das obrigações relacionadas à saúde, como vacinação, pode impactar no Bolsa Família.
- Frequência escolar: A presença dos filhos na escola é uma das condicionantes para a manutenção do benefício.
- Acompanhamento pré-natal: Para gestantes, é necessário realizar o acompanhamento pré-natal regularmente.
- Estado nutricional das crianças: A avaliação do estado nutricional das crianças menores de 7 anos é outro fator importante.
O casamento em si não influencia no Auxílio Brasil. O que pode gerar o cancelamento do benefício é o aumento da renda familiar além dos limites estabelecidos para o programa.