Nesta sexta-feira, dia 17 de maio, a Caixa Econômica Federal realizou uma ação extraordinária de antecipação do Auxílio Gás para milhares de beneficiários no Rio Grande do Sul. Essa iniciativa faz parte de um conjunto de medidas implementadas pelo Governo Federal para amparar os moradores das áreas afetadas por desastres naturais, como as recentes chuvas e alagamentos que atingiram o estado.
Veja mais: Veja Como Receber R$ 750 No Caixa Tem Se Você Tiver Crianças Em Casa
A antecipação do Auxílio Gás em maio é uma resposta direta às dificuldades enfrentadas pelas famílias gaúchas, proporcionando um alívio financeiro em um momento de extrema necessidade.
O Auxílio Gás é um benefício de assistência social concedido pelo Governo Federal, com o objetivo de auxiliar as famílias de baixa renda no custeio do gás de cozinha. Normalmente, o benefício é pago a cada dois meses, e o último pagamento ocorreu em abril, com o próximo previsto apenas para junho de 2024.
No entanto, devido às adversidades enfrentadas pelo Rio Grande do Sul, o governo decidiu antecipar o repasse previsto para junho ainda neste mês de maio.
Calendário de pagamentos
A antecipação do Auxílio Gás será unificada com o primeiro dia de repasses do Bolsa Família, uma vez que ambos os programas seguem o mesmo calendário de pagamentos.
Portanto, todos os beneficiários gaúchos já podem ter acesso aos recursos do programa, visto que o calendário do Bolsa Família teve início hoje, dia 17 de maio. O valor do benefício é fixado em R$ 100 para todos os inscritos no programa.
- Final do NIS: 1 – pagamento em 17/5
- Final do NIS: 2 – pagamento em 20/5
- Final do NIS: 3 – pagamento em 21/5
- Final do NIS: 4 – pagamento em 22/5
- Final do NIS: 5 – pagamento em 23/5
- Final do NIS: 6 – pagamento em 24/5
- Final do NIS: 7 – pagamento em 27/5
- Final do NIS: 8 – pagamento em 28/5
- Final do NIS: 9 – pagamento em 29/5
- Final do NIS: 0 – pagamento em 31/5
Quem pode receber o Auxílio Gás?
- Todos os moradores do Rio Grande do Sul que tiveram o cadastro aprovado no Auxílio Gás podem receber a parcela antecipada.
- Para participar do programa, é necessário ter renda mensal de até meio salário mínimo per capita e estar inscrito no Cadastro Único do Governo Federal para Benefícios Sociais (CadÚnico).
Como fazer o saque do Auxílio Gás e do Bolsa Família
Os depósitos do Auxílio Gás e do Bolsa Família são de responsabilidade da Caixa Econômica Federal, e os beneficiários podem realizar o saque por meio de caixas eletrônicos, lotéricas, correspondentes Caixa Aqui e terminais de autoatendimento.
Além disso, os beneficiários também podem movimentar o pagamento por meio do aplicativo Caixa Tem, que oferece uma variedade de serviços, como pagamento de boletos, transferências e recargas de celular.
É importante ressaltar que, devido à situação de calamidade pública no Rio Grande do Sul, algumas agências podem estar inaptas para o atendimento ao público. No entanto, os recursos permanecerão disponíveis nas contas dos beneficiários, podendo ser sacados a qualquer momento.