WhatsApp travado: saiba como não perder sua conta neste golpe
O Trava Zap representa uma preocupação para os usuários do WhatsApp devido à sua capacidade de bloquear o acesso ao aplicativo por meio de mensagens maliciosas. Esse golpe explora vulnerabilidades ao enviar mensagens com combinações de caracteres que causam sobrecarga e travamento no aplicativo. No início, os golpistas utilizavam emojis específicos, como o do esquilo, que ao ser clicado, resultava no congelamento do aplicativo.
Contudo, o golpe se desenvolveu e atualmente envolve o envio de mensagens extensas que incentivam o usuário a expandir o conteúdo ao clicar em “mais”, o que pode causar o travamento do aplicativo. O propósito do Trava Zap é explorar as vulnerabilidades do WhatsApp ao enviar mensagens contendo caracteres especiais que sobrecarregam o aplicativo e o fazem travar.
Proteção da conta
Para garantir segurança, é crucial manter o aplicativo sempre atualizado. As atualizações regulares do WhatsApp contêm correções que abordam vulnerabilidades exploradas por esses golpes. Se receber uma mensagem suspeita, evite interagir com ela. Se possível, exclua a mensagem usando o WhatsApp Web ou o aplicativo de desktop, sem abrir no seu dispositivo móvel.
Para eliminar mensagens perigosas:
- Em dispositivos iPhone: na lista de conversas, deslize a conversa suspeita para a esquerda, selecione “Mais” e escolha “Bloquear” e “Denunciar” o contato.
- Em dispositivos Android: mantenha pressionada a conversa suspeita, depois selecione o ícone de bloqueio no topo e opte por “Bloquear” e “Denunciar”.
Backup do WhatsApp
Caso o aplicativo apresente travamentos após receber uma mensagem suspeita, tente fechar o aplicativo e reiniciar o telefone para retomar o controle. Em situações mais graves, pode ser preciso desinstalar e reinstalar o WhatsApp; no entanto, certifique-se sempre de fazer o backup das suas conversas para evitar a perda de dados importantes.
Veja também: Veja como salvar suas conversas e recuperá-las no WhatsApp
Veja também: WhatsApp lança função para proteger conversas em mais de um dispositivo
Para realizar o backup das suas conversas no WhatsApp no Android, comece abrindo o aplicativo e tocando nos três pontos localizados no canto superior direito para acessar o menu. Em seguida, vá em “Configurações” e selecione “Conversas”. Dentro das configurações de conversas, toque em “Backup de conversas”.
Aqui, você pode clicar em “Fazer backup” para iniciar um backup imediato ou configurar o backup automático escolhendo a frequência desejada, como Diário, Semanal ou Mensal. Certifique-se de escolher uma conta do Google para armazenar o backup na nuvem e garantir a segurança das suas conversas.
Já no iOS (iPhone), comece abrindo o aplicativo e vá para “Ajustes” no canto inferior direito da tela. Em seguida, selecione “Conversas” e depois “Backup de Conversas”. Dentro das configurações de backup de conversas, toque em “Auto Backup” e escolha a frequência desejada, como Diário, Semanal ou Mensal. Para fazer um backup imediato, toque em “Fazer Backup Agora”. Certifique-se de que sua conta iCloud tem espaço suficiente para armazenar os backups e garantir a segurança das suas conversas.
[…] Veja mais: WhatsApp Travado: Saiba Como Não Perder Sua Conta Neste Golpe […]
[…] Pode te interessar: WhatsApp travado: saiba como não perder sua conta neste golpe […]
[…] Veja também: WhatsApp travado: saiba como não perder sua conta neste golpe […]
[…] Veja antes: WhatsApp travado: saiba como não perder sua conta neste golpe […]