Se tem uma celebração que une pessoas ao redor de uma mesa farta, é a ceia de Natal. A tradição, que tem suas raízes na prática europeia antiga de acolher viajantes e peregrinos nas casas durante o Natal, foi se espalhando pelo mundo e adquirindo peculiaridades locais.
No Brasil, por influência norte-americana, o peru tornou-se um prato típico da Ceia de Natal. Mas bem sabemos que a culinária é vasta e cada região adiciona seus sabores e preferências à celebração. Mas o que realmente não pode faltar na Ceia de Natal?
O que compõe uma Ceia de Natal típica?
Essa pergunta pode ter diversas respostas, pois cada país tem suas especificidades gastronômicas. Porém, existem alguns pratos que são comuns na maioria das Ceias de Natal. Vamos a alguns deles:
Alimentos indispensáveis para a Ceia de Natal
- Peru/Leitão: são as carnes mais condizentes com a ocasião, normalmente preparadas com acompanhamentos e ornamentações.
- Panetone: uma tradição italiana que se espalhou globalmente. Pode ter frutas cristalizadas, chocolate e até mesmo ser salgado.
- Nozes e Castanhas: muito comuns na Europa e Ásia, são colhidas no final do outono e começo do inverno.
- Rabanadas: originadas da tradição espanhola, são feitas com pão, leite e ovos. Combina muito bem com uma taça de vinho.
- Salpicão: um prato bem brasileiro, com uma mistura de ingredientes crus e cozidos.
- Vinho: é a bebida oficial para as celebrações cristãs e não pode faltar nesses momentos.
- Farofa: a farofa natalina é incrementada com variados ingredientes para tornar a ceia mais saborosa.
O Natal é uma data para reunir amigos e familiares, independentemente de crença ou costume. Cada mesa em cada lar terá suas peculiaridades, mas o que importa mesmo é o simbolismo da união e do amor que a data representa.