É impossível pensar na Havan, gigante do varejo brasileiro, sem lembrar das inconfundíveis fachadas que imitam a Casa Branca americana e de suas emblemáticas estátuas da Liberdade. No entanto, a trajetória da empresa vai além desses símbolos conhecidos Nacionalmente. Iniciada em 1986 em uma sala comercial de apenas 45 m² na cidade de Brusque, em Santa Catarina, a marca se desenvolveu e diversificou seu mix de produtos até se tornar uma das maiores do país.
O singelo início, que contava com apenas um colaborador e venda de tecidos, sofreu uma grande mudança em 1994, quando o proprietário Luciano Hang decidiu transformar o visual das lojas inspirado em um ícone americano – a Casa Branca. Para isso, construiu um prédio de 7 mil m² na cidade de origem da empresa, inaugurado em julho daquele ano.
No ano seguinte, a empresa recebeu um reforço simbólico significativo: a inclusão de uma Estátua da Liberdade em suas instalações. Em 2010, marcando um importante momento na história da Havan, foi inaugurado o Centro de Distribuição (CDH) em Barra Velha, Santa Catarina, que é um dos mais tecnológicos e grandes da América Latina. Com mais de um milhão de m², é dele que saem os produtos responsáveis por abastecer todas as mega lojas espalhadas pelo Brasil.
Expansão e reconhecimento
Outro grande marco na história da empresa está em sua expansão, que começou em 1995. Naquele ano, a primeira filial foi inaugurada em Curitiba, Paraná, fazendo parte de um projeto de expansão que visa levar a marca para diversas cidades e estados do país. Em 1996, o mix de produtos da Havan aumentou, passando a ser categorizada como loja de departamentos.
A Havan terminou 2022 com 174 mega lojas espalhadas por 139 cidades em 23 estados brasileiros, além do Distrito Federal. Além dos centros comerciais, há ainda um Centro Administrativo Havan, localizado em Brusque, e a Parada Havan, ligada ao CDH.
Contribuição social
Indo além das atividades comerciais, a Havan também se destaca por sua contribuição social, com o patrocínio de inúmeros projetos culturais, esportivos e ações de inclusão social. No total, foram mais de R$ 150 milhões destinados na última década, beneficiando mais de 800 projetos e milhares de pessoas em todo o Brasil.
Esse desempenho fez com que, em 2019, a empresa conquistasse a certificação da Great Place to Work (GPTW). Ela é considerada uma das melhores empresas para se trabalhar, estando em 9º lugar no ranking nacional da categoria varejo e em 3º em Santa Catarina. Para acompanhar todas as novidades e o dia a dia da Havan, a empresa está presente em diversas redes sociais, como Facebook, Instagram, LinkedIn, Pinterest, TikTok, Twitter e YouTube, além do seu próprio blog.
Como entrar em contato com a Havan?
Veja a seguir quais são os canais de atendimento disponíveis da varejista:
- Site oficial: https://portalcliente.havan.com.br/
- E-mail: sac@havan.com.br e ouvidoria@havan.com.br
- Telefone: 47 3251-5000 e 0800 500 5115